Uma Paixão Nacional

Ele é símbolo da nossa gastronomia e tem a cara de café da manhã. Sempre irresistível, nesta nossa proposta ele cabe perfeitamente como petisco maravilhoso, além de prático para compor seu momento HomeBar.

Pão de queijo pode ser também a cara de um happy hour.

Achou esta combinação inusitada? Veja a seguir.

Pão de Queijo

Que o pão de queijo é um dos símbolos da gastronomia brasileira todo mundo concorda. Não há dúvida que trata-se de uma paixão nacional, dessas que tem até um dia para comemorar, dia 17 de Agosto.

Mas sabia que além do café da manhã, ele pode ser servido a qualquer hora do dia? Um delicioso petisco, prático e que pode ser encontrado facilmente em qualquer lugar do nosso país. E, já pensou em harmonizar com cerveja ou até mesmo com vinho ou achou um pouco inusitado?

Saiba que é totalmente possível!

Harmonizações

A princípio, a harmonização com o vinho pede que seja escolhida uma bebida  mais leve e suave, desta forma, não há concorrência com o sabor do pão de queijo.

Nesse sentido, vinhos brancos, como o Amitié Sauvignon Blanc, ou vinhos alemães, do tipo Riesling são boas pedidas. Do mesmo mesmo que os até espumantes como os da Amitié são uma boa dica!

A mesma orientação vale para as cervejas. Dê preferência às cervejas de corpo médio a leve, mas que possam emprestar algum amargor e caramelização sem exagerar.

No caso da cerveja, a harmonia com o queijo é fantástica, já que a carbonatação da cerveja tem papel fundamental para limpar as papilas gustativas e cortar a gordura do queijo.

Igualmente, a tosta da cerveja é bem-vinda devido ao leve defumado dos pães de queijo.

A sugestão é harmonizar por contraste com uma American Red Ales. Agora, se a ideia for harmonizar por complementação, aposte nas cervejas que tenham notas tostadas aparentando café.

Outro ponto que pode ser levado em consideração, é que se ele tiver acompanhamentos ou recheios, use esses ingredientes para compor a experiência gustativa, combinado com a cerveja que seja a mais indicada. Por exemplo, para pão de queijo recheado de doce de leite, opte por cervejas que harmonizem com o recheio.

E aí, ficou com vontade de experimentar? O bacana é que pode ser encontrado em qualquer lugar do Brasil ou ainda pode ser feito em casa.

Receita

Quer fazer em casa mas não sabe como? Para te ajudar, selecionamos uma receita saborosa deste petisco tão apreciado.

Em primeiro lugar, é uma receita super fácil de pão de queijo, que leva  tapioca e contém só 3 ingredientes! Ela é ensinada pelo Wesley do canal Receitas que amo.

Veja a seguir.

Pão de Queijo de Tapioca

pão de queijo
Ingredientes:
  • 2 xícaras de goma de tapioca hidratada Iguaçú
  • 200g de requeijão cremoso (ou cream cheese)
  • 150g de queijo parmesão fresco ralado
Preparo:
  1. Em primeiro lugar, junte a goma de tapioca peneirada e o requeijão numa vasilha, misture bem.
  2. Em seguida, adicione o queijo fresco ralado e misture tudo até formar uma massa.
  3. Leve à geladeira por 30 minutos.
  4. Unte as mãos com manteiga ou óleo, pegue pedacinhos da massa e faça bolinhas.
  5. Coloque numa forma antiaderente ou untada.
  6. Leve ao forno à 200ºC por 35 minutos ou até dourar. Não exagerar no tempo de forno para que ele não fique duro depois.

Importante: a massa não pode ficar muito mole nem muito firme, deve ser cremosa mas em um ponto que consiga modelar.
Sendo assim, se ficar muito firme, acrescente requeijão aos poucos, até ficar no ponto ideal. Se ficar muito mole, acrescente tapioca.

E então que achou desta receita e harmonização? Já conhecia?

Não deixe de experimentar essa combinação perfeita! Depois comente, poste sua foto e nos marque nas Redes Sociais.

Gostou deste artigo? Aproveite e veja outros artigos do nosso HomeBar Channel.

Posts Relacionados