Há várias formas de mudar o espaço da sua casa e transformar em um ambiente mais alegre para receber os amigos e familiares.

Por exemplo: você pode projetar um bar na sala junto à cozinha, ao colocar um balcão ou um bistrô pequeno para servir bebidas.

Assim como você pode por uma TV para assistir a jogos e filmes em um canto ou ainda mais, colocar uma mesa para jogos de cartas.

Nesse sentido, a varanda ou a sacada também podem virar um espaço gourmet com churrasqueira e mesas.

Enfim, quanto maior for a sua área, maiores serão as formas de usar e abusar na decoração do ambiente.

Assim como para quem mora em apartamento é possível utilizar a sacada, também a  lavanderia é opção para ampliar o espaço de lazer.

Logo, para mostrar como é possível transformar sua casa em um lugar perfeito para se divertir com os amigos, nós convidamos a Designer de Interiores Stefania Maia, para pegar um apartamento comum e transformar em um lugar surpreendente!

Confira a seguir:

Estilo do Home Bar

A criação desse home bar foi inspirado na decoração ao estilo rock n’ roll com uma pegada industrial para trazer um ar de aconchego.

Nesse sentido, no projeto da Designer de Interiores Stefania Maia, a cozinha é integrada à sala que foi transformada em um bar com um balcão e um pequeno bistrô.

Ao lado tem a TV e um sofá para assistir aos jogos.

Já a cozinha do apartamento foi para a varanda, onde colocamos uma chopeira deixando o ambiente apropriado para cozinhar e fazer um churrasco.

Antes e depois da Varanda Gourmet – Projeto e fotografia por Stefania Maia

Home bar antes e depois

Antes e depois do Home Bar – Projeto e fotografia por Stefania Maia

Cores e Texturas

“Optei por uma decoração mais intimista com tons de cimento queimado (cinza), preto e marrom para dar um ar mais de rock e deixar o ambiente mais acolhedor.

Em uma das paredes, utilizamos tijolinhos para deixar o ambiente com um estilo de pub”.

Para a parede de tijolinho, uma opção mais econômica é o adesivo com desenho de tijolo ou até mesmo fazer a parede de tijolos com gesso.

Iluminação

“Como o apartamento tinha um gesso rebaixado, utilizei uma iluminação com luzes direcionadas (lâmpadas dicroicas embutidas no gesso) para deixar o ambiente mais aconchegante.

Pois assim é possível direcionar as luzes para onde deseja e deixa alguns lugares mais escuros para assistir um filme, por exemplo.

Uma sugestão para quem não tem o teto com gesso rebaixado é utilizar os trilhos para colocar a iluminação.

Outra técnica que utilizei, foi pintar de preto o rasgo central do gesso onde vão as luzes, a cor preta valorizou ainda mais as lâmpadas”.

Decorando o Home Bar 

Projeto e fotografia por Stefania Maia

No home bar, coloquei um sofá chesterfield com uma planta verde ao lado, para trazer um pouco de vida e contraste.

Também utilizei um tapete de espessura baixa e de cor neutra no tom de cinza discreto para não chamar atenção para ele.

Já na parede, eu utilizei os quadros decorativos, como a decoração é rock n’ roll optei por quadros e placas com esse tema.

Mas existem muitas opções – dá para enquadrar vinis, colocar frases e fotos de cantores e para quem toca algum instrumento, fica muito interessante pendurá-lo em um suporte na parede.

Não podemos esquecer das cortinas na janela! Nesse projeto, como a janela fica na parede de tijolinhos, optei por uma persiana de madeira para combinar com a parede.

Além de quadros, plantas, cortinas e tapetes, você também pode utilizar os pendentes para decorar e ao mesmo tempo iluminar”.

Até as garrafas de bebidas podem compor sua decoração no home bar, pois não existe limite para a criatividade!

Mobiliário e Eletrodomésticos

Projeto e fotografia por Stefania Maia

“No bar eu usei uma laca preta acetinada com madeira freijó com a finalidade de separar o ambiente do bar e da sala de TV e também para servir bebidas (o famoso balcão).

No bar também coloquei um armário superior para guardar garrafas e copos e um bistrô da Jack Daniel’s com banquetas marrom com um estilo mais industrial.

Ao lado na sala de TV e jogos, optei por um sofá chesterfield de couro marrom e um aparador para decoração.

Observe que sempre optei por cores como marrom, preto ou cinza para manter o estilo da decoração.

Por fim, na varanda gourmet, onde fica a cozinha do apartamento, optei por uma mesa de jantar, uma chopeira para deixar o ambiente mais descontraído e uma adega refrigerada na cor preta para combinar com a decoração”.

Curtiu? Então, você também pode gostar do artigo Um Home Bar Estilo Pub Londrino.

Stefania Gonçalves dos Reis Maia, natural de Patos de Minas-MG, 35 anos, casada, mãe de dois filhos: Gustavo 4 e Bianca 2. Graduou-se em Administração no ano de 2006 e trabalhou nas empresas da família, na área da construção civil por 20 anos e em janeiro de 2020 se formou em Design de Interiores pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores – IBDI. Atua na área desde então, atendendo clientes de todo o Brasil, através de consultorias e projetos online ou presenciais.

Posts Relacionados