A pandemia do Covid-19 significou a mudança de paradigmas em muitas áreas da sociedade: máscaras foram inseridas no nosso dia a dia, álcool em gel, distanciamento social…A casa, que em muitos casos era apenas um local para dormir, passou a ser o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo.

É inegável que estamos vivenciando o nosso lar de uma forma diferente!
O trabalho, a escola, a academia e até aquele barzinho passou a ser na sua própria residência. Diante deste cenário, surgiu a necessidade de adaptá-la para essas novas atividades.

As pessoas estão investindo em reformas e decoração para deixá-la mais aconchegante e preparado para essa nova forma de viver. Todos os espaços podem ser adaptados, como por exemplo, um canto da sala, a varanda do apartamento ou um espaço de quintal podem virar um home bar no estilo pub, tornando um espaço de convivência em casa para receber os amigos e se divertir.

Pensando nisso, convidamos o arquiteto Guto Scheffel da Traço Arquitetura para mostrar como foi o processo de criação de um pub em casa.

Confira:

Pub em Casa

Esse home bar foi projetado em um espaço de convivência com churrasqueira, onde os materiais rústicos contrastam com a pedra exótica da bancada. Destaque para a prancha de madeira sustentada pela estrutura metálica, e ao fundo, parede revestida de plaquetas cerâmicas pretas foscas em conjunto com os tijolinhos, dando aquele “ar de pub” que encanta a todos.

“Partimos do desejo do cliente que gostaria de ter um espaço com estilo de um pub em casa. Então aplicamos o revestimento que imita tijolos na churrasqueira lembrando as casas londrinas. E para compor e trazer um “ar” um pouco mais contemporâneo, apostamos no revestimento de plaquetas pretas, assim como o mobiliário. A iluminação foi trabalhada de maneira pontual, com embutidos de  foco mais concentrado, iluminando elementos importantes sem exagero de luz” diz Guto.

 Por onde começar ?

Pense em como o espaço será utilizado. Como os imóveis estão cada vez mais compactos, muitas vezes um home bar precisa receber mais funções que apenas essa. Muitas vezes o home bar faz parte da sacada, ou até da cozinha. A escolha de materiais também é outro fator de suma importância, sempre optando por materiais que sejam de fácil manutenção e limpeza, além é claro da estética.

Pouco Espaço

Mesmo para quem mora em lugares pequenos, é super possível ter um bar em casa. Mas para isso, é necessário pensar em mobílias mais compactas e procurar o espaço ideal.

Segundo o arquiteto Guto, sempre há um espacinho, pode ser na sacada, em um cantinho da cozinha, até mesmo uma mesinha bistrô com um móvel bem planejado na sala de estar, ou jantar… a imaginação que entra em cena nessa hora. Até mesmo a lavanderia que pode se tornar um home bar quando não está sendo utilizada, e com móveis que camuflam máquinas e equipamentos dela.

Gostou do artigo? Então deixe aqui o seu comentário o que achou do home bar estilo pub, você gostaria de ter um bar desse estilo na sua casa?

A Traço Arquitetura surgiu do sonho de dois jovens recém formados em abrir o seu escritório! Com pouca experiência, mas com os mesmos princípios, objetivos e principalmente com muita determinação, Guto Scheffel e Joice Cicconeto, fundaram, em 20 de setembro de 2003, a Traço Arquitetura e Interiores. Em 2018, com 15 anos de história, essa dupla que esbanja carinho e bom humor, além de muito comprometimento, comemorou o fortalecimento de sua marca e sua remodelagem: Traço Arquitetura e Design.