Não dá para negar que os drinks sempre foram os queridinhos de qualquer festa! Para deixar o seu drink com um ar sofisticado e bem gostoso, é necessário usar ingredientes de qualidade e seguir à risca a receita.

Além de usar ingredientes de qualidade, o mixologista Pedro Rocha (embaixador do Nima’s Gin) nos revela um segredo dos seus drinks – os xaropes caseiros.

Os xaropes são reduções usadas para adoçar, aromatizar e dar uma textura mais homogênea aos drinks. Além disso, são bem simples de preparar e fazem toda a diferença na preparação do coquetel. 

Confira:

Xarope de Açúcar

Esse é um xarope usado em praticamente todos os drinks, ao invés de usar o açúcar diretamente, você pode usar o xarope de açúcar para obter uma maior homogeneidade na bebida.

Ingredientes:

1 litro de água potável 

1 kg de açúcar refinado

Como preparar:

Colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar reduzir em fogo baixo, mexendo apenas no começo para o açúcar não agarrar no fundo da panela.

Xarope de Coco

O xarope de coco é uma alternativa mais saudável que o xarope de açúcar com água.

Ingredientes:

1 litro de água de coco 

1 kg de açúcar refinado 

Como preparar:

Colocar tudo em uma panela e deixar reduzir em fogo baixo, mexendo apenas no começo para o açúcar não agarrar no fundo da panela.

Xarope de Rapadura 

Esse xarope é uma alternativa ao xarope de açúcar branco e combina muito bem com caipirinhas.

Ingredientes:

1 litro de água 

0,5 kg de rapadura 

Como preparar:

Colocar tudo em uma panela e deixar reduzir em fogo baixo, mexendo com uma colher apenas no começo para o açúcar não agarrar no fundo da panela.

Xarope de Gengibre

Esse xarope é uma ótima opção para aromatizar e deixar os drinks mais picantes, além disso, você também pode usá-lo para adoçar o seu chá preferido.

Ingredientes:

1 litro de água 

1 kg de açúcar refinado 

0,5 kg de gengibre 

Como preparar:

Descasque o gengibre e corte-os em cubos pequenos. Feito isso, processe todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma panela com o fogo baixo e deixe reduzir até dar o ponto de xarope (fica um pouco mais líquido que o ponto de caramelo). Mexa apenas um pouco no começo para o açúcar não agarrar no fundo da panela.

Xarope de Laranja

O xarope de laranja é delicioso e dá para preparar uma grande variedade de drinks. Além disso, contém menos açúcar, já que a laranja é naturalmente doce.

Ingredientes:

12 laranjas

1 kg de açúcar

250 ml de água

Como preparar:

Deixe de molho em água por pelo menos duas horas as cascas de 6 laranjas. Em seguida, adicione o suco das outras 6 laranjas (extraia o suco das laranjas espremendo e não batendo, e filtre). Ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos, até se obter um xarope espesso. Deixe esfriar e adicione o suco de laranja e cascas que estavam de molho. Coloque tudo no fogo e deixe ferver por mais quinze minutos. Em seguida, filtre o xarope para retirar as cascas. Neste ponto, o xarope deverá ter uma densidade semelhante à do mel.

Dica: Observar sempre o ponto do xarope, se passar o ponto, você pode consertar usando um pouco mais de água, mas não é o aconselhável. Pois irá perder em doçura e em sabor com a proporção que fizemos no começo da receita. Fiquem ligados!

Agora que você já sabe fazer os xaropes, chegou a hora de pôr a mão na massa e preparar coquetéis incríveis para os seus convidados! Se ainda não sabe qual drink irá preparar, confira aqui nossa matéria sobre receitas de drinks.

Related Posts