Está cada vez mais fácil o acesso às cervejas artesanais atualmente. É comum se deparar no supermercado, com uma infinidade de tipos, nomes e sabores diferentes.

Dessa forma, escolher uma cerveja ficou um pouco mais complicado para quem não é expert no assunto.

Sendo assim, é bem comum as pessoas escolherem a cerveja pelo rótulo ou nome mais atrativo, sem levar em consideração as características principais das cervejas como o aroma, o amargor, o teor alcoólico, o corpo da cerveja, entre outros.

Escolher as cervejas apenas pelo visual não é a melhor estratégia, já que existe uma variedade de sabores de cervejas artesanais, desde as amargas até algumas com notas doces.

Inclusive, levar em consideração em qual ocasião ela será servida na hora da escolha.

Por isso é importante entender um pouco sobre as características predominantes de cada estilo de cerveja para acertar na escolha. Inclusive na hora de escolher é importante levar em consideração em qual ocasião ela será servida.

Diferentes tipos de cervejas

Por exemplo, se for para um churrasco, as cervejas mais fortes harmonizam melhor com carnes vermelhas. Agora, se for para acompanhar um peixe, o mais indicado são cervejas mais leves. Então, saber um pouco sobre harmonização de cervejas com comida pode te proporcionar uma experiência gastronômica bem mais completa.

Para entender melhor sobre o assunto, a Sommelier de Cervejas Fabiana Arreguy* separou algumas dicas valiosas que vão ser importantes para escolher a cerveja que mais combina com você.

Cervejas Artesanais Conforme o Teor Alcoólico

As Session Beers são uma ótima opção para quem gosta de cervejas com teor alcoólico menor. Elas mantêm os sabores originais dos estilos-base (IPA, PALE ALE), possuem uma ótima drinkability e o teor alcoólico que dificilmente ultrapassa os 5%. Essas características permitem que elas sejam consumidas em grandes quantidades.  

Já para quem prefere cervejas com teor alcoólico maior, as Belgian Strong Ales são cervejas maravilhosas, com muitas nuances de aromas e sabores advindos da fermentação.

Escolha a Cerveja Conforme o Clima

Para aquele dia quente as cervejas American Premium Lagers são uma ótima opção para enfrentar o calor e se refrescar.

Em dias mais frios as cervejas English Barley Wines e Wood Aged são uma ótima opção

Cervejas Artesanais Conforme Seu Gosto Pessoal

Para quem gosta de cerveja mais suave o mais indicado são as Amber Ales, pois elas são leves, menos amargas e com sabores de malte caramelado evidentes. Por isso costumam agradar bastante a paladares menos acostumados com amargor.

Já para quem prefere cervejas mais amargas, as IPAs e todos seus sub estilos são uma ótima opção. São cheias de personalidade, trazem muitas características dos lúpulos.

Agora se você prefere uma cerveja mais equilibrada e suave, porém com bastante cremosidade, as Weizen biers preenchem bem esses requisitos. Costumam ter suavidade, cremosidade, leve acidez, baixo amargor e aromas frutados intensos.

Para quem gosta de sentir notas cítricas na cerveja, as Witbiers (cerveja de trigo) são uma ótima opção. Pois possuem aromas e sabores cítricos de laranja e sementes de coentro irresistíveis, além de trazer uma refrescância muito gostosa para a cerveja.

Por último, para quem gosta de cerveja com notas de chocolate, as Stouts e Porters são perfeitas, pois são feitas com maltes torrados dos quais se desprendem tais notas.

Outros exemplos cerveja com notas de chocolate que são maravilhosas: Eisenbahn Dunkel e a Baden Baden Chocolate.

Se você gostou das dicas sobre cerveja, se inscreva na nossa newsletter e receba mais dicas sobre cervejas, drinks, gastronomia e harmonização.

*Fabiana Arreguy é Beer Sommelier e jornalista, idealizadora do Pão & Cerveja.

Posts Relacionados